quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ABERTURA DA IAIS 2009

O Brasil sedia a 16ª edição da Conferência Anual da Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS), evento que se realiza entre os dias 21 e 24 de outubro no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que o Brasil recebe um evento deste porte, organizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) com o apoio da Escola Nacional de Seguros (Funenseg).
A abertura do e evento aconteceu na noite desta quarta-feira no salão de convenções do Hotel Windsor. O tema central "O Seguro como Meio de Desenvolvimento Sócio-econômico" será debatido durante o encontro. O Brasil terá a oportunidade de apresentar ao mercado segurador mundial o microsseguro, modalidade de seguro que tem como base a inclusão social e financeira.
Presente em outros países mas com características nacionais próprias, os produtos de micros seguros serão criados para atender às necessidades específicas da população de baixa renda, sob uma nova regulamentação e com canais de vendas diferenciados.
Para a Susep, Superintendência de Seguros Privados essa modalidade contribuirá para que a população que não está protegida por seguros, principalmente as pessoas de baixa renda tenham algum tipo de cobertura securitária.
Organizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) com o apoio da Escola Nacional de Seguros (Funenseg) a conferência da IAIS foi aberta pelo Superintende da SUSEP Armando Vergílio dos Santos Júnior, destacando que o setor cresce dez vezes mais na economia e que está se reestruturando. Segundo Armando todas as Seguradoras estão robustas e a abertura do Mercado de Seguro aumenta o grau de investimento no país. O seguro no Brasil cresce cerca cinco vezes mais que o PIB e que eventos internacionais que aconteceram no pais em 2014 e 2016 aumentaram significativamente estes números. São mais de 70 mil corretoras presentes em cerca de três mil municípios brasileiros. Vergílio destacou ainda que a SUSEP para atender a demanda vai realizar concurso publico para 250 novos profissionais.
A 16ª edição da Conferência acontece cerca de um ano após a crise financeira mundial e o mercado brasileiro terá também a oportunidade de mostrar que mesmo diante desta adversidade o impacto quase não foi percebido por aqui. Para Robert Bittar, presidente da Funenseg foi positiva a ação do governo brasileiro para minimizar a crise em nosso pais. " O mercado segurador brasileiro mostrou vigor na crise mesmo com crescimento pequeno, mas continuo". Na ultima década, continua Bittar, cerca de 34 milhões de brasileiros migraram de classe social, isso tudo por conta das ações da Legislação e pela atuação do governo brasileiro. Para Bittar o corretor de seguros é o grande sustentáculo deste crescimento.
Números - Julio Bueno, secretário estadual de desenvolvimento, representando o governador do Rio, Sérgio Cabral, deu alguns números relevantes do mercado no estado. Segundo ele o estado do Rio de Janeiro é o terceiro menor estado em área, com 44 mil km quadrados mas com o segundo maior PIB do Brasil, com cerca de 220 bilhões de dólares, sendo a força industrial do país. Setenta e cinco por cento da exploração de petróleo se encontra no estado e 60% do pré-sal está no Rio. Com isso o estado mostra a sua força industrial no pais. Segundo Bueno, serão 126 bilhões de reais em investimentos na indústria do estado nos próximos três anos e o Rio tem o desejo de ser um Pólo de Resseguro no pais.
Apos a abertura oficial do evento foi servido coquetel para convidados, participantes e imprensa no salão do hotel.
Hoje as plenárias continuam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário