sábado, 24 de outubro de 2009

Segundo dia da Conferência da IAIS debate a cultura financeira e a proteção ao consumidor

O segundo dia da 16ª edição da Conferência Anual da Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) foi aberto com o painel sobre "Cultura Financeira e proteção ao consumidor", presidido por Kwok Mun Low, de Cingapura, com apresentações de Julia Cillikova, da Eslováquia, Takashi Okuma, do Japão, e Rodolfo Wehrhahn, do Banco Mundial. Os palestrantes concordaram sobre a importância de proteção ao consumidor e da educação financeira, como forma facilitar o entendimento do que está sendo adquirido.
"A educação financeira é chave para o consumidor compreender de fato o que está comprando. No momento em que ele recebe o sinistro e percebe que não ganhará algo que estava esperando, ele reclama automaticamente porque no seu entendimento aquilo é um fato inesperado", afirmou Takashi Okuma.
Os participantes da mesa do painel concluíram que apesar de ser necessária, tanto por ser um mecanismo esclarecedor como também de proteção para o consumidor, a implementação da educação financeira passará por um longo processo. "Apesar de não ser fácil colocá-las em prática tão rapidamente quanto necessário, este processo precisa ser iniciado em algum momento e o mercado quer isso. É importante também a divulgação deste sistema", disse Kwok Mun Low.
Outra questão importante abordada foi a confiança. Sem ela, segundo Rodolfo Wehrhahn, as seguradoras não existem. "O seguro é uma promessa que tem que ser cumprida. O poder está nas mãos dos seguradores". Em relação ao microsseguro, confiança é fundamental porque a cobertura tem que ser executada o mais rápido possível. Ainda de acordo com Rodolfo, o setor financeiro deve prover aos consumidores transparência, escolha, reparação e privacidade. Os palestrantes também debateram a importância do papel do ombudsman, que muitas vezes ajuda apenas as empresas e não o consumidor. Para eles, é fundamental que as ações do profissional sejam divulgadas, pois trata-se de um direito que os consumidores possuem.

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